sábado, 12 de junho de 2010

Conhecendo um pouco da história do Meio da Serra.




O Meio da Serra é um bairro do município de Petrópolis, RJ. Está localizado na conhecida Serra da Estrela.

Um marco para o Meio da Serra, certamente, foi à chegada da Fábrica Cometa, em 1857. Tratava-se de uma fábrica que produzia papel e, posteriormente tendo como produto de fabricação, tecidos. Essa Fábrica então, organizou a comunidade, visto que os moradores eram os funcionários. Desta forma, por muitas vezes a comunidade Meio da Serra foi conhecida como a Comunidade da Fábrica Cometa.

Em 1957, a Fábrica Cometa foi desativada, devido ao esgotamento do seu contrato com a União, pois as terras do Meio da Serra pertencem ao governo. Dessa maneira, muitas famílias foram prejudicadas, sendo elas em si a própria comunidade.

De acordo com uma entrevista feita com o Senhor “Celinho”, um dos mais antigos moradores, a vida em comunidade, na sua época juvenil era maravilhosa seja pela convivência com os moradores que, de alguma maneira, representavam uma grande família, seja pelas atividades que ali aconteciam, como o carnaval, por exemplo.

Hoje, o que podemos encontrar na comunidade, são as ruínas da Fábrica, que instiga aos visitantes a curiosidade em conhecer a sua história. Além do mais, pode-se desfrutar de lindas paisagens que foram se estruturando durante todo o tempo e que nos convida a explorá-las, a conhecê-las...

Na comunidade, existe o Centro Solidário Nossa Senhora da Reconciliação, que faz um trabalho no local, com informática educativa, reforço escolar e trabalhos manuais. Ele está instalado dentro das ruínas, e traz consigo também a história do lugar. Além de receber os visitantes e apresentar as maravilhas que o Meio da Serra pode oferecer!


Um comentário:

  1. Um equívoco na matéria acima. A localidade do Meio da Serra territorialmente não se encontra na totalidade dentro do Município de Petrópolis. Uma grande parte da Pequena Vila de antigos operários da Fábrica Cometa está dentro dos limites do Município de Magé. Inclusive as ruínas da antiga fábrica e a Igreja de São Sebastião.

    ResponderExcluir